domingo, 31 de julho de 2011

Enredo e Lista de Atores

Cordel Encantado

Cordel Encantado é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo para o horário das seis horas. Sua estreia foi no dia 11 de abril de 2011, sucedendo Araguaia. É a terceira colaboração das autoras Duca Rachid e Thelma Guedes, e conta com a direção de Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Natália Grimberg e Ricardo Waddington.

Enredo

A história se passa na cidade fictícia de Brogodó, localizada no Sertão Nordestino e aborda o triângulo amoroso entre Açucena, Jesuíno e Timóteo, que é obcecado por Açucena desde criança e tem uma inveja obscessiva de Jesuíno, querendo ser como ele. Jesuíno e Açucena são apaixonados desde criança, já que foram criados juntos. Eles enfrentarão toda maldade para poderem se casar e ficar juntos. O amor deles é mais forte que tudo.

Timóteo tem inveja de Jesuíno desde criança pois o pai de Timóteo, Coronel Januário, é padrinho de Jesuíno e quer que ele o suceda nos negócios da família, e Timóteo mesmo detestando lidar com fazenda e negócios, não acha isso correto, por ver que mesmo afilhado, Jesuíno é um empregado da fazenda junto com sua mãe, Siá Benvinda e que ele merece ser tratado como todos os outros, e o humilha muito, pois Timóteo pisa em todos por ser rico. Ele esconde ciúmes do pai com Jesuíno e sente-se menos amado.
Açucena mora com seus pais adotivos, Virtuosa e Euzébio, e com seu irmão Cícero. Porém Açucena desconhece sua verdadeira origem e não sabe que é uma princesa, filha de um rei, chamado Augusto Frederico III, que comanda o reino de Seráfia do Norte.
Açucena, nasce em Seráfia do Norte e é prometida à Felipe, primogênito do Rei Teobaldo de Seráfia do Sul para que a guerra entre esses dois países cessem.
Augusto, o rei, veio para o sertão em busca de um tesouro enterrado por seu Ancestral, Serafim D'Ávila fundador de Seráfia. Porém há uma revolta de cangaceiros em que esposa e filha recém-nascida são sequestradas para serem torturadas e isso o faz acreditar que as duas estão mortas, mas ele nunca se convenceu muito bem disso. Arrasado, ele retorna para seu reino, que fica na Europa, mas ele não soube que a menina conseguiu se salvar e foi criada por um casal de sertanejos.
A origem de Jesuíno também é oculta para ele. Criado sem pai, Jesuíno nunca soube que na verdade o seu progenitor é um dos mais temidos cangaceiros, chamado Herculano. Por tão perigoso e cruel é chamado de o rei do cangaço.
Porém tudo se modifica quando Augusto retorna a Brogodó e descobre por cangaceiros que só sua esposa morreu e que sua filha foi entregue por eles a um casal e que ela foi criada como mais uma sertaneja. Isso faz Virtuosa e Euzébio ficarem muito apavorados com medo de perder Açucena para Augusto, pois eles sempre souberam qual origem dela. Açucena percebe e fica muito desconfiada porque os pais estão tão assustados com a chegada desse rei.
Há reviravolta na vida de Jesuíno também: Herculano decide acabar com o segredo que guardou com Siá Benvinda e resolve contar ao filho que ele é o pai. A mãe de Jesuíno fez um acordo com Herculano de jamais falar a ele que o pai é um bandido temido para o filho não sofrer por preconceitos, mas Herculano quer um novo cangaceiro que o suceda e fará de tudo para Jesuíno se transformar no novo rei do cangaço.
Nessa volta do rei Augusto para Brogodó, ele irá se apaixonar perdidamente por Maria  Cesária, uma cuzinheira. Agora ele terá de lutar de todas as formas para viver esse grande amor.

Elenco:

Carmo Dalla Vecchia:
Rei Augusto Frederico III de Seráfia
Lucy Ramos:
Maria Cesária
Jayme Matarazzo:
Príncipe Felipe
Bianca Bim:
Aurora Catarina Ávila de Seráfia - Açucena
Berta Lorâm:
Rainha mãe Efigênia
Felipe Camargo:
Duque Petrus de Seráfia
Guilherme Fontes:
Marquês Zenóbio Alfredo
Aline Morais:
Rainha Cristina de Seráfia
Tiago Lacerda:
Rei Teobaldo
Mariana Lima:
Rainha Helena
Maurício Destri:
Príncipe Infante dom Inácio
Débora Bloch:
Duquesa Úrsula de Bragança
Luiz Fernando Guimarãns:
Nicolal
Cauã Reymond:
Jesuino Araújo
Nathalia Dill:
Doralice Guerra Peixoto
Bruno Gagliaço:
Timóteo Cabral
Débora Duarte:
Amalha
Emílio de Mello:
General Baldini
Emanuelle Araújo:
Florinda
Domingos Montagner:
Capitão Herculano Araújo
João Miguel:
Belarmino
Marcos Caruso:
Prefeito Patácio Peixoto
Mouhamed Harfouch:
Farid (Tufik-Said)
Osmar Prado:
Delegado Batoré
Isabelle Drummond:
Rosa
Marcelo Novais:
Quiquiqui
Max Lima:
Juca
Sofia Terra:
Lady Cecília
Caio Manhente:
Zig
Bárbara Maya:
Dulcina
Luana Martau:
Lady Carlota
João Fernandes:
Nidinho
Matheus Costa:
Salim
Bernardo Simões:
Omar
Nahuana Costa:
Sofia
Genésio de Barros:
Padre Joaquim
Paula Burlamaqui:
Penélope de Bastos
Ana Cecília Costa:
Virtuósa
Henrique Diaz:
Euzébio Bezerra
Claudia Ohana:
Siá Benvinda Araújo
Matheus Nachtergaele:
Profeta Miguezim
Andréia Horta:
Bartira
Heloísa Pericê:
Neusa
Renato Góis:
Fausto Peixoto
Renâm Ribeiro:
Galego
Tony Tornado:
Damião
Hesland Vieira:
Tibungo
Zezé Polessa:
Dona Ternurinha
Luisa Valdetaro:
Antônia Cabral
Glicério Rosário:
Setembrino
Ilva Niño:
Dona Cândida
Marcelo Flores:
Soldado Passoca
Zé Celso Martinez:
Amadeus
Nanda Costa:
Lilica
Flavia Rubim:
Filó
Antônio Karnewale:
Dr. Cerjio
Wagner Molina:
Genaro
Cristiane Amorim:
Janaína
Vinicius Marins:
Garnizé
Isabel Mello:
Cordata
Edmilson Barros:
Ademar
Patrícia Werneck:
Téinha
Reginaldo Faria:
Genuário Cabral
Alessandro Tcche:
Soldado Rufino
Tuca Andrada:
Zóio-Furado


Nenhum comentário:

Postar um comentário